You signed in with another tab or window. Reload to refresh your session.You signed out in another tab or window. Reload to refresh your session.You switched accounts on another tab or window. Reload to refresh your session.Dismiss alert
Copy file name to clipboardExpand all lines: pt/licoes/introducao-dados-abertos-conectados.md
+3-2Lines changed: 3 additions & 2 deletions
Display the source diff
Display the rich diff
Original file line number
Diff line number
Diff line change
@@ -327,7 +327,7 @@ Como mencionado no início, o *Programming Historian* tem [uma lição completa]
327
327
328
328
Vamos realizar as nossas consultas SPARQL na [DBpedia](https://www.dbpedia.org/), que é um enorme conjunto de LOD derivado da Wikipedia. Além de estar cheio de informação que é muito difícil de encontrar através da habitual interface da Wikipédia, tem vários "pontos de extremidade" (end points) SPARQL - interfaces onde se podem digitar as consultas SPARQL e obter resultados a partir das triplas semânticas da DBpedia.
329
329
330
-
O end point de consulta SPARQL que é utilizado chama-se [snorql](http://dbpedia.org/snorql/) (em inglês). Estes end points ocasionalmente ficam offline. Se for o seu caso, tente procurar por *dbpedia sparql* e deverá encontrar um substituto semelhante.
330
+
O end point de consulta SPARQL que é utilizado chama-se snorql: `http://dbpedia.org/snorql/` (em inglês). Estes end points ocasionalmente ficam offline. Se for o seu caso, tente procurar por *dbpedia sparql* e deverá encontrar um substituto semelhante.
331
331
332
332
Se for ao URL snorql acima verá, no início, um número de prefixos que já nos foram declarados, o que é útil. Agora também irá reconhecer alguns dos prefixos.
333
333
@@ -382,7 +382,7 @@ Execute a *querie*. Deverá encontrar uma grande lista de historiadores.
382
382
383
383
{% include figure.html filename="en-or-intro-to-linked-data-05.png" alt="Duas capturas de tela com a interface de consultas snorql e respectivos resultados" caption="Figura 5. Historiadores de acordo com a DBpedia." %}
384
384
385
-
Assim, esta ferramenta funciona para criar listas, o que é útil, mas seria muito mais poderoso combinar listas para obter intersecções de conjuntos. Encontrei mais algumas coisas que podem ser interessantes consultar nos atributos DBpedia de Lyndal Roper: <http://dbpedia.org/class/yago/WikicatBritishHistorians> e <http://dbpedia.org/class/yago/WikicatWomenHistorians>. É muito fácil combiná-los pedindo uma variável a ser devolvida (no nosso caso isto é `?name` (nome)) e depois utilizando-a em múltiplas linhas de uma *querie*. Note também o espaço e o ponto completo no final da primeira linha que começa com `?name`:
385
+
Assim, esta ferramenta funciona para criar listas, o que é útil, mas seria muito mais poderoso combinar listas para obter intersecções de conjuntos. Encontrei mais algumas coisas que podem ser interessantes consultar nos atributos DBpedia de Lyndal Roper: `http://dbpedia.org/class/yago/WikicatBritishHistorians` e `http://dbpedia.org/class/yago/WikicatWomenHistorians`. É muito fácil combiná-los pedindo uma variável a ser devolvida (no nosso caso isto é `?name` (nome)) e depois utilizando-a em múltiplas linhas de uma *querie*. Note também o espaço e o ponto completo no final da primeira linha que começa com `?name`:
386
386
387
387
SELECT ?name
388
388
WHERE {
@@ -418,3 +418,4 @@ No entanto, apesar das suas inconsistências, a *DBpedia* é um ótimo local par
418
418
## Agradecimentos
419
419
420
420
Gostaria de agradecer aos meus dois colegas revisores, Matthew Lincoln e Terhi Nurmikko-Fuller e ao meu editor, Adam Crymble, por me ajudarem generosamente a melhorar esta lição com numerosas sugestões, esclarecimentos e correções. Este tutorial baseia-se num outro escrito como parte do '*Thesaurus of British and Irish History as SKOS*' [*(Tobias) project*](https://gtr.ukri.org/projects?ref=AH%2FN003446%2F1#/tabOverview) (em inglês), financiado pelo [AHRC](http://www.ahrc.ac.uk/) (em inglês). A lição foi revista para o projeto *Programming Historian*.
0 commit comments