Aprendendo a receber e dar feedbacks.
De forma muito geral, feedback é qualquer informação que alguém emite sobre nós ou sobre aquilo que nós fazemos. É uma importante ferramenta para nos ajudar em nossa comunicação e relação com as pessoas, tanto no ambiente profissional como no pessoal.
Basicamente, o Feedback é um processo onde precisamos nos comunicar de forma construtiva para reconhecer os pontos fortes e aqueles que precisam ser melhorados de um indivíduo.
O feedback precisa ser um processo contínuo”. Isso quer dizer que não deve ser oferecido apenas uma vez e depois esquecido. Se isso acontecer, melhor nem começar.
É importante lembrarmos que o feedback não significa que precisamos aceitar tudo. Temos de analisar, refletir sobre o que foi dito. Então não precisamos aceitar tudo. Se fez sentido, tentamos rever o comportamento ou fazer algo diferente. Fica aqui também essa lembrança. Não é porque alguém falou algo que precisamos acatar. Primeiro vamos reflitir.
Quando damos um feedback para outra pessoa nós estamos fortalecendo as relações e vinculos com outras pessoas.
- Estou te vendo!
- Sei que está fazendo seu melhor!
- Você é importante para mim!
Cuidado com as interferências. Para que o feedback ocorra é preciso que ele seja realizado em um local apropriado, sem que exista a interferência de terceiros. Existe um conselho que diz: "Elogie em publico e corrija em particular". Realmente ninguém gosta de receber criticas em público. Assim o feedback pode ter um resultado negativo.
- Agradecimento
- Orientação
- Avaliação
- Relacionamentos evoluem
- auto-estima mais forte
- Aprendizado aumenta
Aquele que é dado de forma ampla sem maiores descrições. Por exemplo: "Renato você foi muito bobo com o cliente". Ok, mas com relação a que? Como ele deveria se comportar? O feedback deve ter um maior nivel de descrição.
- Feedback é um processo de mão dupla. Como se trata de um processo de comunicação, o feedback deve permitir que quem esteja recebendo possa emitir sua opinião sobre.